A curiosidade de muitos que gostam de assuntos bíblicos e espirituais é: “O que é o querubim na bíblia?” E essas perguntas bíblicas são muito comuns.
Vira e mexe são relatados os tais querubins na bíblia e o melhor é sanar essa dúvida, não é mesmo?
Quem é Querubim na bíblia?
Ezequiel, um dos profetas que são mencionados na bíblia, recebeu uma visão vinda dos céus e descreveu esses seres lá no capítulo 1 do livro, que recebe o mesmo nome: Ezequiel. Há várias versões e todas elas dizem o mesmo.
O trecho diz que os querubins eram seres com rostos e que pareciam homens. Mas, a quantidade de rostos era 4. E tinham asas. Uma para cada rosto. Também chega a fazer comparações com pés de bezerros e brilhos intensos, como bronze polido. É uma parte bem interessante.
Como a interpretação é aberta, muitas pessoas denominaram os querubins como esculturas ou pinturas de anjos com corpo de criança. Porém, se for parar para analisar, não é exatamente isso que a escrituras sagradas dizem.
Como é um querubim?
Por serem seres criados por Deus, são da ordem dos anjos, e talvez por isso as pessoas confundam a descrição de ambos e unam tudo isso.
Veja só como são os querubins, segundo a Bíblia:
- Possuem responsabilidade moral e inteligência
- Mistura de características humanas com características animais
- Corpo de homem e pés de bezerro brilhantes
- 4 rostos, sendo eles: rosto de leão e de humano do lado direito, rosto de águia e rosto de boi no lado esquerdo
- 4 asas cobrindo os corpos
- Mãos como se fossem humanas por baixo das asas
- São como tochas e brasa, portanto brilhavam
Não se sabe ao certo dizer sobre a aparência deles com certeza. Até porque, no livro de Apocalipse, João também diz que viu alguns querubins e eles tinham apenas algumas características semelhantes às que Ezequiel descreveu.
Especialistas dizem que há duas opções: levar em consideração literalmente todas as feições ou apenas entender como simbolismo, demonstrando autoridade e poder que foram depositados sobre eles.
Qual é a altura de um querubim?
O livro de primeiro a Reis capítulo seis, versículo vinte e seis, diz que a altura de cada querubim naquela situação descrita era de dez côvados, medida utilizada na época e que corresponde a quatro metros e meio.
Comparando com a altura de uma pessoa normal de mais ou menos um metro e setenta centímetros, um ser desses seria quase o triplo do tamanho de um ser humano.
Querubim na bíblia pode parecer meio assustador, não é mesmo?!
Quais são os querubins?
Curioso (a) para descobrir alguns dos nomes de querubins? Veja logo abaixo os nomes e algumas características:
- Construtor do Universo – QuerbimHekamiah
Cuida dos líderes. Geralmente essas pessoas têm um coração honesto, com caráter e liderança como espírito. A confiança dos demais é conquistada com facilidade.
- Deus da misericórdia – Querubim Haziel
Foge de julgamentos de qualquer espécie e dá valor as vitórias da rotina, mesmo que sejam pequenas. Traz o amor de Deus.
- Deus propício – Querubim Aladiah
Protege os que tem coração bom e estão dispostos a ajudar os demais. Sabe aquelas pessoas que são cheias de amigos? Elas mesmas. Recebem proteção de espíritos malignos e de doenças.
- Louvado e exaltado – Querubim Leoviah
Aparece em momentos de insônia, aflição e ansiedade. As pessoas protegidas costumam ser mais sensitivas que o normal e olham para o mundo de forma diferente. Também recebem mensagens espirituais.
- Refúgio – Querubim Hahaiah
Protegidos com sensibilidade, fácil entendimento das pessoas e do mundo, assim como personalidade forte. Traz revelações e aparecem em sonhos.
- Glorificado – Querubim Iezalel
Une amizades e casais. As pessoas têm mente lógica, boa memória e inteligência acima da média.
- Conservador – Querubim Mebahel
Traz liberdade, verdade e justiça a todos. As pessoas gostam de se voluntariar em trabalhos e costumam ter atitudes verdadeiras e nobres.
- Criador – Querubim Hariel
Traz fé para as pessoas. Protege pessoas com a alma simples e gosto refinado pelas coisas materiais.
Como a Bíblia descreve os querubins e serafins?
Agora que já sabe como é descrito o querubim na bíblia e que pode ser interpretado de diversas formas, veja como são descritos os serafins: seis asas cada, as quais duas cobriam o rosto e duas os pés. As outras duas eram utilizadas para voar. Parece ser menos complexo.
O objetivo da existência dos serafins é parecido com o dos querubins. O interessante é que as asas carregam a explicação de que eles estão sempre prontos para cumprir a vontade de Deus, por isso seis asas.
Antes de chegar a alguma conclusão sobre o assunto, é aconselhável estudar mais sobre o assunto por vários ângulos. Dessa forma, terá uma visão mais ampliada.